quarta-feira, outubro 07, 2009

De um verdadeiro Pacificador.


Filhos da terra.

* João Bosco Barbosa Martins

* Ana Emília Baracuhy Cavalcanti


"É preciso permitir que alguém nos ajude, nos apóie, nos dê forças para continuar. Se aceitamos este amor com pureza e humildade, vamos entender que o Amor não é dar ou receber - é participar."

Paulo Coelho, escritor

Vamos continuar o nosso raciocínio a respeito de algumas atitudes que podem melhorar a paz do mundo.

Poderemos começar a praticar a humildade. O que é humildade? Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra".

Temos assim muito que aprender com a humildade. Ela é sinal de sabedoria. Humildade não é sinal de fraqueza ou falta de auto-estima. Humildade é uma certa chave para a transcendência humana. Humildade é a sensibilidade na flor da pele. É aquele estado em você sente que pode ser melhor do que é e que pode esperar mais de si mesmo. A humildade é silenciosa e ativa.

Os psicólogos dizem que essa virtude anda de mãos dadas com a paz interior. Quanto menos nos sentirmos com vontade de provar alguma coisa para alguém, mais fácil será o nosso caminho em busca da paz. Não é fácil praticar esse valor da alma, pois, neste mundo de competição, cada vez mais desejamos mostrar a nossa capacidade para o semelhante. E aí como a gente fica? Um dado importante: quanto mais nos exibimos, mais os outros tendem a nos evitar. É uma prova que pode nos desencorajar para a conduta de contar vantagem. A maneira de aplicar a genuína humildade é a prática. Poderemos começar a resistir à tentação da vontade da vangloriação. Já é um grande caminho a ser seguido.

Para o escritor Raul Franzolin Neto “Não há dúvida alguma de que a característica comportamental do ser humano, a humildade, influi de maneira decisiva nos rumos da vida em sociedade. Desde os tempos mais longínquos de vida na Terra, em que a natureza obrigava o homem a empregar grandes esforços na sua luta pela sobrevivência em um mundo hostil, é de se esperar que a união em harmonia e equilíbrio promova melhores resultados do que a sociedade onde impera a vaidade, o orgulho, o individualismo e a falta de humildade em atos e ações”.

Assevera, ainda, que nos dias modernos, com o avanço científico e tecnológico, onde a transformação de bens materiais brutos em componentes imprescindíveis à vida do homem moderno, cada vez mais a competitividade na geração do trabalho pessoal e coletivo torna-se maior e mais forte, sendo o fator humildade o grande diferencial para o sucesso de um ser que busca ser mais feliz.

Que tal começarmos a aplicar outro importante ensinamento do autor Richard Carlson que diz: "Outra forma excelente de gratidão e Paz interior é gastar um momento, todos os dias, pensando em alguém a quem devemos amar". Poderemos aplicar logo pela manhã essa dica. Façamos a seguinte pergunta: "Quem vou escolher para amar no dia de hoje?" Perceberemos que a imagem de alguém aparecerá em nossa mente! Será o início para focarmos a nossa mente para o amor e paz do mundo.

Que tal também fazermos o seguinte: elogiarmos todo dia pelo menos uma pessoa de nosso convívio por algo que admiramos, gostamos ou apreciamos nela. Esse ato não tira pedaço de ninguém, não exige muito esforço e rende relativas dádivas. É um gesto de caridade e amor. Significa que nossos pensamentos estão de olho no que há de melhor em nossos amigos. E quando a nossa mente está sintonizada em uma direção positiva, logo nossos sentimentos ficam mais pacíficos.

Pé na tábua e vamos refletir juntos sobre essa orientação. A nossa paz de espírito melhorará significativamente e a paz do mundo receberá uma grande contribuição.

* João Bosco Barbosa Martins é Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. É, também, poeta, ativista pela paz e não-violência, coordenador do Projeto “Fortaleza em Paz” e é membro da Associação Cearense dos Escritores (ACE) e colaborador da Associação de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil (Associação Peter Pan).

* Ana Emília Baracuhy Cavalcanti é Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil, escritora e ativista pela Paz e Não-Violência.


Um abraço João Bosco. Você merece este espaço como humilde símbolo honroso pela sua trajetória de vida imprescindível. Romenik Queiroz.

2 comentários:

  1. Talvez a grandiloquência que alguns tentam passar seja nada mais do que um arremedo de insegurança consigo mesmo.
    Uma boa reflexão para que possamos modificar nossas condutas...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Romenik,
    É com grande satisfação que vejo essa nossa contribuição estampado esse maravilhoso espaço do "Por um Fato Revolucionário".
    Continue sua missão de “beija-flor mobilizador” que faz sua parte para apagar o incêndio da floresta e ainda incentiva outros a fazerem o mesmo...

    ResponderExcluir